C. Recolher e utilizar a informação decorrente da recolha de dados

Determine se a intervenção foi implementada

Em primeiro lugar, a equipa deve ter em conta em que medida as Intervenções Inseridas nas Rotinas para apoiar a participação do Luke foram realmente implementadas como planeado. Para ver como a família do Luke registou as Intervenções Inseridas nas Rotinas que utilizaram, veja o Documento de apoio 1.13: Domicílio – Matriz de atividades da criança com notas dos pais. A equipa vai necessitar de recolher informação semelhante na matriz da sala do contexto educativo.

Determine se a intervenção foi eficaz

Adicionalmente, a equipa precisa de recolher informação que a ajude a perceber se o Luke adquiriu os objetivos de aprendizagem que definiram para ele. Que comportamentos ou competências mostram que o Luke atingiu esses objetivos? Qual a quantidade de informação a ser recolhida e por quem?  Que instrumentos de avaliação ou métodos (observação, checklists, e entrevistas aos pais) específicos serão utilizadas para avaliar o desempenho do Luke? Os métodos de avaliação devem ser desenvolvidos em conjunto com os objetivos de aprendizagem e registados no PEI. Para ver um exemplo da forma como a equipa do Luke planeia recolher informação como parte do plano de avaliação, veja o Documento de apoio 1.14: Ficha de observação criado para verificar o objetivo ao nível da comunicação.

Resuma e utilize os resultados da avaliação

Uma vez conduzida a recolha de dados, a compilação e o resumo da informação é uma tarefa-chave. Um método útil para compilar a informação sobre a avaliação é desenvolver um portfólio – um conjunto de produtos, registos ou outras fontes de evidência da aprendizagem da criança ao longo do tempo. Seguidamente, a equipa deve ter em conta em que medida a informação necessária foi recolhida ou se é necessário informação adicional. Também precisam ter em conta os resultados da avaliação quanto às expectativas face ao Luke e fazer os ajustes necessários. Educadora e terapeutas devem esforçar-se por partilhar a informação, sobre a avaliação, com as famílias, de uma forma que seja simultaneamente sensível e no tempo certo e envolva as famílias ao longo do processo de avaliação.

Considerações importantesNa recolha de informação relativa à avaliação de crianças pequenas como o Luke, é importante ter em mente os seguintes princípios de avaliação:

  • Utilizar múltiplas fontes de informação (pais, educadoras, terapeutas)
  • Utilizar múltiplos métodos de recolha de informação (observação direta, entrevistas à família, inventários, registos descritivos, amostras de trabalho, avaliações do portfólio, avaliações estandardizadas).
  • Considerar o desempenho da criança em diferentes contextos e situações (em casa, na escola sozinha, com pares).
  • Recolher informação em múltiplos momentos (antes, durante e depois da intervenção ter sido implementada).
  • Verificar se a prática ou a intervenção foi implementada da forma pretendida.
  • Envolver toda a equipa (família, educadora, terapeutas) no planeamento, condução e interpretação dos resultados da avaliação.
  • Utilizar os resultados da avaliação para introduzir modificações nas intervenções se necessário.

Supplemental Materials

DEC Recommended Practices: A Comprehensive Guide for Practical Application in Early Intervention/Early Childhood Special Education (2005).  See Chapter 3 entitled “DEC Recommended Practices:  Assessment”.