Ponto de vista da família acerca das Intervenções Inseridas nas Rotinas

O CONNECT reuniu um painel nacional de especialistas na área da Família, tendo a maior parte deles um adulto ou uma criança de idade escolar com incapacidades na família. Estes especialistas foram questionados acerca da sua própria experiência com Intervenções Inseridas nas Rotinas com os seus filhos. Os pontos de vista da família são resumidos abaixo:

  • Os pares podem promover a aprendizagem dos seus colegas com incapacidades, mas é necessário que os adultos guiem e monitorizem estas interações para assegurarem a sua eficácia.
  • As modificações no ambiente podem aumentar a participação da criança em casa, na escola e na comunidade, muitas vezes com as próprias crianças a oferecer muitas boas ideias e pistas sobre como conceber essas intervenções.
  • As educadoras, famílias e todos os membros da equipa devem apoiar-se mutuamente e resolver os problemas de forma criativa para implementar Intervenções Inseridas nas Rotinas que aumentem a participação da criança com incapacidades.
  • Muitos pais querem ser colaboradores ativos na tomada de decisões acerca das Intervenções Inseridas nas Rotinas e não querem ser vistos como extremamente exigentes. Eles querem que o seu compromisso e envolvimento sejam valorizados e úteis.
  • Os pais têm ideias válidas acerca dos seus filhos e querem trabalhar com os profissionais de forma a conseguirem expectativas partilhadas acerca das capacidades de desenvolvimento e aprendizagem dos seus filhos. Estas expectativas devem ser tidas em conta no planeamento das Intervenções Inseridas nas Rotinas e na determinação da sua eficácia.